- Grande parte da investigação da cena do crime, também chamada criminalística, é baseada na noção de que nada desaparece sem deixar uma pista! Isto é muito importante, principalmente, no caso de crimes violentos. O assassino pode-se livrar do corpo da vítima e limpar as manchas de sangue, mas, sem alguns produtos químicos de limpeza pesada, haverão sempre alguns vestígios. Minúsculas partículas de sangue prendem-se às superfícies que foram atingidas há anos, sem que ninguém jamais saiba que estavam ali...
- O luminol é um produto que revela estes vestígios devido a uma reacção química que ocorre ao nível microscópico entre as partículas de hemoglobina (glóbulos vermelhos. As moléculas quebram-se e os átomos voltar a organizar-se para formar diferentes moléculas. Nesta reacção em particular, os reagentes (moléculas originais) têm mais energia que os produtos de reacção (moléculas resultantes). Este processo, geralmente conhecido como quimiluminescência , é o mesmo fenómeno que faz com que os bastões luminosos brilhem.
1 comentário:
Óptima curiosidade. Gostaria que mostrassem à stora Alina, para discutirmos em aula. Lol. Vamos lá a ver se desta vez não me engano. Continuem a postar está mesmo muito bom. Venho depois cá com mais tempo no fim-de-semana.
Cumprimentos.
Enviar um comentário